segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Livro francês discute 'influência do traseiro' na humanidade

O livro La Face Cacheé des Fesses (“A Face Oculta das Nádegas”, em tradução livre), escrito em parceria entre a documentarista Caroline Pochon e o jornalista Allan Rothschild, foi lançado na França em 2009.

De acordo com o site da BBC, os autores concluíram 18 meses de uma investigação que as editoras da obra, Arte e Democratic Book, estão apresentando como "séria, ao mesmo que lúdica", e com um "toque de espírito libertino".

"Quando falamos das nádegas", diz um trecho do documentário, "falamos de nós mesmos".

Psicanálise e semiótica
Os autores propõem uma viagem multidisciplinar pelas diferentes representações do traseiro na história da humanidade, emprestando conceitos de história da arte, psicanálise, sociologia e semiótica. Pochon e Rothschild falam a um país onde as referências ao que a revista semanal L’Express descreveu como "a parte mais subversiva da anatomia humana" não são incomuns.

"A pátria, a honra, a liberdade, nada existe: o universo gira em torno de um par de nádegas", disse o filósofo Jean-Paul Sartre, como lembrou o diário Le Monde. Nesse contexto, a imprensa vem tratando esta celebração ao traseiro como "a cereja do bolo dos lançamentos natalinos".

"Há mil coisas a dizer sobre as nádegas", afirmam Pochon e Rothschild. "Elas nos falam sobre os fundamentos – no sentido literal e figurado – de nossa sociedade, os seus tabus e os seus desejos", refletem.


JK: Depois de ler o livro Vinho e Guerra, o sobrenome Rothschild não pôde me escapar. E seu o tal autor for descendente da tal vinícola famosa que detêm o Chateau de Rothschild? Não seria o caso de escrever um livro Nádegas e vinho? A meu ver seria sucesso absoluto!

JK: Ah! Não esperem que eu ilustre esse post.Sei que muitos de vocês, nobres leitores, chegaram aqui porque estavam pesquisando por "bunda" no google. E se eu botar "bunda" e "sexo", vem mais uma porção. Mas aqui só aparece a derrière de Toby, o cavalo filósofo. Aliás, boa idéia para uma nova série.

Nenhum comentário: